Projeto: Diagnóstico e Caracterização Ambiental


Em 2005, a AMBRATEC realizou Diagnóstico e Caracterização Ambiental do solo e água subterrânea em uma grande empresa de nível nacional localizada no Estado do Rio de Janeiro.

A estratégia empregada pela AMBRATEC teve como fundamento o processo de investigação e tomada de decisão descrita no manual de gerenciamento de áreas contaminadas da CETESB, bem como padrões internacionais sugeridos pela USEPA e ASTM. Na etapa inicial, foi desenvolvida uma investigação dos vapores orgânicos no solo (VOC), que orientou a execução da etapa de avaliação quantitativa dos compostos químicos associados ao processo produtivo no solo e na água subterrânea. Em complemento à etapa de diagnóstico e caracterização, realizou-se uma investigação detalhada em uma subárea da empresa, com o objetivo de delimitar e cubar os resíduos depositados no local.

Após a identificação e delimitação dos resíduos, foi realizada a sua caracterização, conforme NBR 10004, para classificação e destinação adequada do mesmo. Todas as etapas desenvolvidas visaram à completa adequação ambiental do empreendimento em questão, respeitando o plano de gerenciamento ambiental.