Monitoramento Ambiental

A área de desenvolvimento da amostragem situa-se no município de São Paulo, foi realizado como parte do processo ambiental implementado a investigação confirmatória, onde após a identificação de contaminação por metais na água subterrânea, decidiu-se por realizar uma nova campanha de amostragem, validando os resultados analíticos. Além disto, a campanha possibilitou a verificação da integridade dos poços, visto que a área encontra-se em obras nos últimos 2 anos.

Nesta campanha promoveu-se a coleta de amostra em 07 poços de monitoramento, sendo verificado que outros 04 poços de monitoramento foram destruídos, e 03 poços de monitoramento não foram localizados em função da disposição de materiais nos locais onde foram instalados.

Visto que os resultados analíticos foram validados, deverão ser iniciados os trabalhos de investigação detalhada para a delimitação das plumas de contaminação, associada a uma avaliação de risco toxicológico.

Diagnóstico Ambiental

A estratégia seguida pela AMBRATEC teve como base o processo de investigação e tomada de decisão, descrito no manual de gerenciamento de áreas contaminadas da CETESB, bem como padrões internacionais sugeridos pela USEPA e ASTM.

Inicialmente foi desenvolvido um Diagnóstico Ambiental que identificou concentração de compostos químicos no solo e na água subterrânea do local. Após essa etapa, foi executada a Investigação Confirmatória e Detalhada do impacto ambiental no solo e na água subterrânea, quando houve o mapeamento das plumas de fase dissolvida na água e retida no solo e a caracterização do meio físico local. Durante o processo, foram identificadas as fontes potenciais de contaminação associadas ao processo produtivo e operacional daquela unidade fabril.

Isso viabilizou o desenvolvimento do modelo conceitual da área, bem como a definição da estratégia de Investigação Ambiental Confirmatória e Detalhada. As informações extraídas nas etapas anteriores foram fundamentais para o desenvolvimento da Avaliação de Risco Toxicológico à Saúde Humana. Por ser uma ferramenta de tomada de decisão, a Avaliação de Risco Toxicológico foi utilizado para gerar metas de remediação específicas para a área em análise, atuando como ponto principal da estratégia ambiental de desmobilização, venda e gerenciamento pelo órgão ambiental regulador.

Diagnóstico e Caracterização Ambiental

Em 2005, a AMBRATEC realizou Diagnóstico e Caracterização Ambiental do solo e água subterrânea em uma grande empresa de nível nacional localizada no Estado do Rio de Janeiro.

A estratégia empregada pela AMBRATEC teve como fundamento o processo de investigação e tomada de decisão descrita no manual de gerenciamento de áreas contaminadas da CETESB, bem como padrões internacionais sugeridos pela USEPA e ASTM. Na etapa inicial, foi desenvolvida uma investigação dos vapores orgânicos no solo (VOC), que orientou a execução da etapa de avaliação quantitativa dos compostos químicos associados ao processo produtivo no solo e na água subterrânea. Em complemento à etapa de diagnóstico e caracterização, realizou-se uma investigação detalhada em uma subárea da empresa, com o objetivo de delimitar e cubar os resíduos depositados no local.

Após a identificação e delimitação dos resíduos, foi realizada a sua caracterização, conforme NBR 10004, para classificação e destinação adequada do mesmo. Todas as etapas desenvolvidas visaram à completa adequação ambiental do empreendimento em questão, respeitando o plano de gerenciamento ambiental.