A avaliação dos riscos ambientais de áreas impactadas é a forma mais confiável para a identificação e dimensionamento dos riscos á saúde humana e ao meio ambiente presentes em um determinado cenário avaliado. Através deste estudo se estabelecem níveis alvo de qualidade ao qual uma área impactada deve se enquadrar. São consideradas as concentrações dos compostos químicos de interresse presentes no solo e na água subterrânea, a vias de exposição , os mecanismos de transporte da contaminação e as características físicas da área.
Após definido o modelo para avaliação ambiental, no caso de confirmação da presença de riscos a saúde, são avaliadas metodologias de intervenção que visam a eliminação dos riscos toxicológicos aos seres humanos a fim de se atingir os níveis limites adequados aos padrões nacionais.
Para a elaboração de estudos de risco toxicológico, a AMBRATEC baseia-se nas normas nacionais e internacionais para Avaliação de Risco atendendo a todos os padrões de qualidade, segurança e confiabilidade dos resultados.