Diagnóstico e Caracterização de Áreas Contaminadas

A avaliação de áreas potencialmente impactadas através de sua caracterização ambiental e da implementação de projetos diagnósticos são fundamentais para a compreensão da qualificação e da quantificação de áreas de risco ambiental.

Uma metodologia apurada permite uma caracterização ágil e objetiva e um diagnóstico eficiente dos meios físicos (água, solo e ar), condicionada aos processos operacionais e produtivos da área analisada. Nesta etapa de análise são consideradas as características físicas e químicas do meio, as quais irão determinar o comportamento geológico e hidrológico, o dimensionamento e as formas de mitigação e controle dos fatores geradores do impacto ambiental na área de risco.

A determinação do passivo ambiental em situações de risco de contaminação para as mais diversas formas de atividade é o objetivo dos estudos de diagnóstico e caracterização ambiental de áreas potencialmente impactadas. É um instrumento com um papel de fundamental importância para o auxílio de empreendedores e empresas na definição de processos de acompanhamento, gestão, preservação, utilização dos recursos naturais e adequação às normas vigentes junto às agências ambientais do governo.